A fermentação alcoólica é, então, um processo químico de sacarificação dos amidos,contidos em qualquer líquido, em álcool etílico ou etanol. Esta transformação é desencadeada pela acção de enzimas segregadas por microrganismos, bactérias ou leveduras, que transformam os açucares em álcool etilico. Outro dos produtos é os gás carbónico, o qual é, utilizado maioria das vezes na gaseficação da própria bebida, como champagne e na cerveja. Com esse processo é obtido as bebidas fermentadas.
Deste modo, por exemplo: o sumo de uva, na qual a sua constituição é açucar e nao contendo nenhum álcool, ao sofrer a fermentação alcoólica, perde quase todo o açucar, o qual se transforma em várias substâncias, entre as quais álcool etilico, dando origem ao conhecido vinho.
Vinho
O vinho é uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do sumo de uvas, sendo os seus ingredientes básicos a água, fermento e uvas. De acordo com a sua cor, pode ser classificado como tinto ou branco. A sua graduação vai, em geral, desde 6o a 15o, podendo alguns ser mais graduados, como é o caso dos vinhos do Porto e Madeira, entre outros.
Cerveja
A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação alcoólica de cevada maltada com outros cereais, sendo os seus ingredientes básicos a água, malte, lúpulo, fermentos e adjuntos (matérias ricas em carbohidratos). A sua graduação varia entre 3o e 8o.
A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação alcoólica de cevada maltada com outros cereais, sendo os seus ingredientes básicos a água, malte, lúpulo, fermentos e adjuntos (matérias ricas em carbohidratos). A sua graduação varia entre 3o e 8o.
Cidra
A cidra é igualmente uma bebida fermentada, que resulta da fermentação alcoólica do mosto da maçã e da pêra. É das bebidas com menor graduação, sendo esta entre 2o e 3o.
A destilação consiste, genericamente, na transformação de líquidos de fraco teor alcoólico em líquidos de graduação alcoólica mais elevada em alambiques. Este processo é possível graças à diferença de volatilidade existente entre as substâncias constituintes do mosto fermentado. Assim, provoca-se o aquecimento da massa líquida até se atingir o ponto de ebulição, condensando-se seguidamente o vapor obtido. Como as substâncias têm diferentes pontos de ebulição, os primeiros vapores são sempre produzidos pelos elementos mais voláteis (como é o caso do álcool), que se desprendem da massa líquida original. Produz-se, então um líquido composto na sua maior parte por etanol, apresentando, por isso, um teor alcoólico maior do que o do mosto que lhe deu origem.
Deste modo, recorrendo-se a destilações sucessivas, obtém-se um líquido cada vez mais rico em álcool e, por conseguinte, uma bebida alcoólica de maior graduação do que a que lhe deu origem.
Gin
O gin é uma bebida destilada à base de cereais e zimbro, que apresenta uma graduação entre os 43o e 47o. Esta bebida sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto para consumo, pelo que lhe é adicionada água destilada de modo a reduzir esse mesmo teor. A aromatização do líquido é feita com as bagas de zimbro, cujo óleo transmite à bebida o sabor que a caracteriza.
Vodka
A vodka é uma popular bebida destilada, incolor, obtida a partir de cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos e batatas, fermentados. Cada uma destas matérias-primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Esta bebida quase sem sabor, devido a filtragens químicas utilizadas para neutralizar os aromas dos cereais, apresenta um teor alcoólico entre 30% e 60%.
Conhaque
O conhaque é uma aguardente que resulta da destilação do vinho, posteriormente envelhecida.
Rum
O rum é uma bebida de aroma suave obtida da destilação de melaços fermentados da cana do açúcar. Este tipo de bebida alcoólica pode ser feito de duas formas distintas: a agrícola e a industrial, no entanto o resultado é sempre uma bebida cristalina.
Whisky
O whisky é uma bebida obtida por destilação do líquido proveniente da fermentação de cereais, que é posteriormente envelhecida. Existem diversos tipos de whisky de acordo com o seu processo de destilação e tempo de envelhecimento. Deste modo, é possível distinguir quatro tipos: puro malte, vatted, grain whisky e blended.
Licores
Os licores são bebidas alcoólicas doces constituídas por água, álcool, açúcar e aromas variados, por exemplo de baunilha, de laranja e de noz-moscada. Estes aromas são obtidos pela mistura do líquido com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes, o que dá o sabor característico a cada bebida. Contrariamente ao que acontece com o whisky, os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário